Entenda o que é auto-coaching, também chamado de self coaching ou autocoaching. Compreenda as duas linhas principais de atuação dentro do self coaching.
O que é self coaching?
Self coaching ou Auto coaching é o processo de orientar nosso crescimento e desenvolvimento, principalmente em períodos de transição, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal” (Batista, 2013).
Talvez melhor entendido como a prática de orientar seu próprio pensamento de forma estruturada e mudar sua perspectiva em direção a uma solução, o auto-coaching compreende vários componentes fundamentais.
Esses componentes fundamentais são a autorreflexão e o diálogo interno; pensamento construtivo; e o uso de modelos, poderosas questões de coaching, exercícios e estratégias.
Embora um indivíduo auto-coaching assuma simultaneamente o papel tanto do coachee quanto do treinador, é importante reconhecer que o auto-coaching não se destina a substituir uma intervenção profissional de coaching.
Na verdade, coaching de um treinador profissional provavelmente será mais eficaz do que auto-coaching (Losch, Traut-Mattausch, Mühlberger, & Jonas, 2016; Sue-Chan & Latham, 2004)
No entanto, o auto-coaching também pode levar a uma redução na procrastinação (Losch et al., 2016). Podemos considerá-lo como um recurso adicional que os clientes podem aproveitar para navegar em desafios, cultivar pensamentos criativos e construtivos e desenvolver uma mentalidade de crescimento.
As limitações do self coaching
Devido à ausência de apoio, feedback e perspectiva do coach em um contexto de auto-coaching, alguns sugerem que a eficácia do auto-coaching pode ser moderada pelo grau de habilidades de auto-liderança inerentes ao auto-coachee (Losch et al., 2016).
Auto-líderes competentes podem ser mais bem sucedidos no auto-coaching do que indivíduos com baixas habilidades de auto-liderança.
Isso pode ser explicado pelo fato de que o auto-coaching requer e cultiva altos níveis de auto-regulação e auto-motivação (Fukuda, Sakata, & Pope, 2019) – duas partes integrais da auto-liderança (Neck & Houghton, 2006).
O auto-coaching ou self coaching pode estar ainda mais relacionado à auto-liderança; ambas são habilidades que a maioria dos indivíduos aplicam sem saber até certo ponto, semelhante a ser inconscientemente hábil nos quatro estágios de competência (Adams, n.d.).
Portanto, entender o que é auto-coaching, nosso conhecimento atual e nível de habilidade é imperativo para cultivar a competência de auto-coaching.
Os dois modelos de self coaching
Muitas vezes, quando encontramos um desafio, ficamos presos simplesmente reconhecendo que atingimos um obstáculo.
Talvez tentemos chegar a uma solução, mas desistir assim que determinarmos que não podemos pensar em uma.
Os modelos de coaching ajudam fornecendo uma estrutura para o “diálogo” coaching e garantem que um problema seja explorado minuciosamente e de diferentes ângulos.
Como na maioria das práticas psicológicas e de coaching, não há um modelo específico de auto-coaching de tamanho único. Portanto, pode ser mais conveniente usar um modelo de coaching já familiar.
Dois modelos de coaching amplamente utilizados são GROW e ABCDE.
O modelo GROW de auto coaching
GROW é um acrônimo do inglês que significa objetivo, realidade, opções e caminho a seguir (Whitmore, 2009):
- O objetivo explora o resultado final que o treinador espera em relação ao desafio atual.
- A realidade explora as circunstâncias atuais em relação ao resultado desejado. Isso inclui o problema, qualquer progresso em direção ao objetivo, estratégias já experimentadas e problemas encontrados.
- Opção explora os diferentes cursos de ação que o coachee poderia tomar para perseguir seu objetivo.
- O caminho a seguir leva o coachee (ou cliente) a determinar passos de ação específicos daqui para frente.
O modelo ABCDE
O modelo da ABCDE destaca o fato de que nossas ações não são diretamente desencadeadas pelas circunstâncias, mas por nossas interpretações dessas circunstâncias. Enfatiza a importância de desafiar nossas crenças (Ellis, 1957).
As letras ABCDE representam a sigla para inglês das palavras:
- Ativação de evento ou situação. Isso é entendido como o gatilho de nossa resposta, muitas vezes implicando auto-conversa negativa.
- Crenças referem-se à nossa interpretação do evento de ativação.
- Consequência é o impacto que nossas crenças têm sobre nós. Estas podem ser emoções (por exemplo, sentindo-se chateadas ou frustradas), pensamentos (por exemplo, ‘Eles fizeram isso de propósito’), ou ações (por exemplo, gritando ou isolando a si mesmo).
- Disputar crenças envolve explorar potenciais crenças alternativas sobre o evento de ativação que podem ser mais úteis e construtivas.
- A efetividade ou caminho mais efetivo para a frente explora novas formas construtivas de responder ao evento de ativação.
Os elementos dos modelos GROW e ABCDE podem ser explorados fazendo uma série de perguntas.